11 outubro, 2016

91 Days [Completo]

Yo minna!
Hora de falarmos de vingança. De uma história de máfia que não envolve super poderes, e sim as boas e velhas armas de fogo.


Anime: 91 Days
Gênero: Ação, Drama, Histórico
Situação: Completo (12/12)
Sinopse: A história se passa em Lawless, uma cidade enfestada pelo mercado negro de bebidas alcoólicas. Anos depois de ter fugido da cidade devido ao assassinato de sua família pela máfia, Avilio recebe uma carta de um remetente misterioso, instigando-o a retornar por vingança. Ele então se infiltra na família Vanetti, a máfia responsável pela morte de sua família, e se torna amigo de Nero, o filho do Don, para pôr seu plano em prática. Matança gera matança e vingança cria mais vingança. Como se desenrolará esta história de 91 dias guiada por um final trágico?


Mafia tem sido um tema bastante recorrente nos animes, geralmente tendo uma tendência ao extraordinário e ao sobrenatural. De certa forma, a visão bem realista de 91 Days traz um pouco de ar novo para esse tema muito utilizado, e nenhuma época é melhor para aproveitar isso do que a Lei Seca dos Estados Unidos. Porém, é de se esperar que uma época adaptada tantas vezes tenha seus próprios clichês e que o anime não seja capaz de escapar de todos eles. Ainda sim, ele lida razoavelmente bem com os personagens adultos e passa direto por alguns dos clichês mais usados, o que mantém nele essa sensação de ar novo. A trama é razoavelmente instigante (apesar de perder seu foco em alguns pontos), com um ar de nostalgia um tanto sombrio que trabalha bem para criar essa expectativa na trama. O mistério sobre os alvos atuais da vingança do personagem principal tende a trazer bastante surpresa e tensão, à medida que, apesar de saber o objetivo final do personagem, não se sabe qual será o próximo passo dele. Os personagens são, em sua maioria, bem pouco memoráveis, fora alguns antagonistas em especial (até agora não lembro do nome do amigo fuinha), o que eu achei uma pena. A animação também acaba pecando em diversos pontos, mas na maior parte do tempo ela é regular. O que traz um bom brilho ao anime é sua trilha sonora, que acompanha muito bem o estilo sombrio da trama e ajuda a manter a ambientação. Confesso que não fiquei tão satisfeito com o final quanto eu gostaria. Ele meio que quebra o ritmo alucinado que se cria no clímax da história e não chega a sair do esperado, ainda que recheado de incerteza e ansiedade (naquele estilo de "poderia ter sido pior..."). No geral, o anime foi razoavelmente bom, não excelente. Ele faz um excelente trabalho com a ambientação, mas peca em diversos pontos, tendo seu ponto alto no final. Para aqueles que gostam desse gênero e anseiam por uma história entre adultos mais bem representada, encontrar neste anime um bom passatempo é uma possibilidade. Só não se deixem levar pela expectativa crescente, que pode causar uma bela decepção.



Shiaku-san

Nenhum comentário:

Postar um comentário