28 abril, 2016

Hen Zemi [Completo]

Yo minna!
Hoje vou falar do que pode ser um dos animes mais estranhos que eu já vi na vida. Claro que ele tinha que ter vindo de um pedido de um querido amigo. Afinal, amigos adoram ver os outros sofrerem, não é mesmo?


Anime: Hen Zemi (Abnormal Physiology Seminar)
Gênero: Comédia, Ecchi, Seinen
Situação: Completo (13/13)
Sinopse: Matsutaka Nanako é uma estudante de universidade qualquer, que acaba de entrar para o Seminário de Fisiologia Anormal. Ela tenta manter seu estado de saúde mental são, porém seus estranhos colegas de seminário começam a influenciar sua personalidade...


Este anime é o mais perfeito exemplo do tipo de coisas bizarras que podem acontecer caso você decida acompanhar o garoto ou garota que você gosta em algum tipo de atividade apenas pelo fato de querer se aproximar da pessoa, sem levar em consideração a atividade em si. E quando eu digo bizarras, eu quero dizer coisas bizarramente bizarras à níveis preocupantes que podem muito bem colocar em risco a sua integridade física e/ou psicológica. Logo, por favor, antes de mais nada, pensem muito bem antes de fazer algo deste tipo (ou será que eu deveria apenas dizer pense? ... Se bem que eu não sou bem um bom exemplo...).
De qualquer forma, o que diabos isso tem a ver com Hen Zemi (ou Hen Semi, creio eu, por ser na verdade Hen Seminar)? Muita coisa, na verdade. Como o próprio nome do anime diz, Seminário Estranho (ou na visão do anime, Seminário sobre coisas estranhas, por isso Hen. Para quem não sabe, a palavra hentai (pervertido) vem exatamente do prefixo Hen, estranho, em conjunto com Tai, condição, aparência, e é na verdade uma diminuição da frase original "Hentai Seiyoku" que seria perversão sexual. Shiaku também é cultura), logo, é de se esperar que ele entre nos aspectos das estranhices e perversões como um todo. Porém, como eu devo dizer, a forma que ele lida com estes elementos e os incorpora à trama é um tanto... surpreendente, eu diria? Ao mesmo tempo que ele chega bem próximo a ser doentio em certos (muitos) momentos, ele retrata muito bem diversas situações reais com um nível de exatidão um tanto preocupante, a ponto de nos levar a refletir sobre o nível de estranheza de nós mesmos. Afinal, todas as... "anomalias" representadas no anime, de masoquismo a fetiches por dejetos humanos de qualquer tipo, são não apenas possíveis e reais, mas existem com bastante frequência (por mais que a minha pobre mente mortal realmente deseje querer dizer o contrário, especialmente com aquela última que eu acabei de mencionar. Why?). Então eu diria que o real ponto alto deste anime não chega bem a ser sua comédia leve nem suas cenas pervertidas (que por sinal, não são nada de pesado, mas o áudio pode enganar bastante então certifiquem-se de não deixar os ouvidos alheios desprotegidos, pelo bem de suas reputações, caso ainda as tenham), e sim sua representação das relações entre os personagens. Por mais que a interação entre aqueles personagens seja absurdamente estranha em muitos pontos, ela tem um quê realista, de modo que é possível realmente ver e entender os pontos de vista de cada um. São personalidades bem diferentes, mas que interagem de uma maneira bem real, e isso me pegou um pouco de surpresa (principalmente depois do trauma dos primeiros episódios e da reflexão sobre o que eu estava fazendo da minha vida assistindo este anime).
A trama não bem evolui de alguma forma específica, dado que o anime é baseado em histórias pequenas que envolvem este tal seminário, o que não é ruim, já que consegue, através disso, desenvolver todos os personagens daquele meio bem satisfatoriamente. Enquanto isso, a animação e a trilha sonora são bem... medíocres, beirando ao ruim. No geral... bem... eu realmente não consigo recomendar este anime de alguma forma séria, porém, é inegável que ele é, ao menos um pouco, interessante. Creio (ou espero) que nem todos serão capazes de absorver as informações que este anime passa da mesma forma que eu (o que me deixa bastante preocupado com o meu estado mental atual). Porém, ele certamente é um anime curioso, com personagens bastante carismáticos e interessantes. É uma experiência, sob diversos aspectos. E não posso deixar de comentar as valiosas lições tiradas deste anime. Desde tenha uma boa higiene pessoal a sempre vá ao banheiro antes de viajar, e claro, nunca esquecer de trancar bem a porta de casa antes de ir dormir e que dever favores à pessoas é algo extremamente perigoso e de preferência deve ser evitado. Sem a menor dúvida, lições de vida. Como um anime bizarro desse pode ser tão relacionado com a realidade? Bem, é algo a se pensar, não é mesmo? Agora, se vocês devem ou não assistir este anime, é algo que só vocês poderão decidir. Estarão prontos para se surpreender (de formas bastante bizarras e não necessariamente boas)? Estarão dispostos a abrir a mente? Estarei ansioso para ouvir dos resultados.



Shiaku-san

Nenhum comentário:

Postar um comentário