Yo minna!
Yaoi on Fire está no ar, com muito yuri que não é yuri. Até parece que alguém achava que este era realmente um anime sobre Yuri... Né, gente?
Anime: Yuri!!! on Ice
Gênero: Comédia, Esporte
Situação: Completo (12/12)
Sinopse: A história gira em torno de Yuri Katsuki que, após uma derrota esmagadora na final da Grand Prix, decide voltar para casa para pensar em sua carreira. Aos 23 anos, sua janela para o sucesso na patinação no gelo está se fechando. Porém, Yuri acaba como foco dos holofotes quando vaza um vídeo onde patinava um circuito feito pelo penta-campeão mundial russo, Victor Nikiforov. Como se já não fosse o bastante, o próprio Victor se oferece para ser o técnico de Yuri. Sendo um de seus maiores fãs, Yuri aceita a proposta e embarca em sua jornada de volta ao pódio mundial. Mas a competição é acirrada, principalmente com Yuri Plisetsky, o astro em ascensão da Rússia, determinado a derrotar Yuri para trazer Victor de volta a seu lado.
A primeira coisa a se dizer sobre esse anime é o quão bonito ele é esteticamente, em especial a animação. Não tinha nem mesmo pensado duas vezes antes de deixar este anime de lado, após ver sua sinopse. Esportes e Yaoi? Credo. Não sou fã do gênero de esporte e não escondo meus preconceitos em relação ao gênero de shounen ai (que tende ou a ter foco demais no romance puro e agressivo, quase sem trama, ou a ter um ritmo de lesma paraplégica que me deixa agoniado). Porém, foi ao ver a abertura de Yuri!!! on Ice, duas semanas após o lançamento, que eu tive que repensar minha escolha. A animação e seu traço eram bonitos demais para ignorar, e onde eu achei que iria ver apenas uma boa animação, encontrei também uma trama simples mas envolvente, com personagens bastante humanos. Claro, alguns deslizes da trama aqui, algumas reações exageradas ali, mas nada que consiga ofuscar o quão excepcional foi este anime. A trilha sonora encaixa muito bem com o todo (o que era de se esperar, sendo um anime sobre patinação artística), ainda que nem a abertura nem o encerramento sejam especialmente bons (aviso: a abertura gruda). Certamente, mordi a língua. Dito isso, não posso deixar passar, claro, o episódio sete. Aquele momento em que o episódio claramente não estava pronto, quando a animação que antes era tão bem executada ficou quase tão tosca quanto a de Aku no Hana (afinal, ambas utilizam rotoscopia). Infelizmente, uma mancha em um quadro bonito. Porém, não tira a beleza do resto da obra. Não vou mentir, o anime está longe de ser perfeito e exige um encanto. Principalmente na parte da patinação, onde muitos dos movimentos acabam sendo repetitivos e isso mina um pouco da "magia" daquele momento (até porque animação reaproveitada tantas vezes é algo BEM claro). Além disso, alguns dos personagens entram e saem rápido demais, de modo que não dá pra ter uma boa ideia de cada um deles (o que é um efeito do tamanho do anime, mas não deixa de ser um problema). E por fim, para os que não são fãs de shounen ai (a versão mais "light" do yaoi, para quem não sabe), o romance do anime pode ser um pouco estranho em alguns momentos, assim como seu traço. Mas se vocês se deixarem levar pela história, a experiência pode ser muito boa. Ainda que Yuri!!! on Ice não se encaixe tanto na tendência dos animes de esporte (afinal, não se passa na escola/época escolar, não inicia no começo de uma carreira, e sim na metade, etc), eu não esperava aproveitar tanto este anime. Foi certamente uma boa surpresa. Então se vocês estão em dúvida se deveriam assistir ou não, deem uma chance. Talvez seja o suficiente para se surpreender.
Shiaku-san
22 dezembro, 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário