25 setembro, 2019

Araburu Kisetsu no Otome-domo yo. [Completo]

Yo minna!
Uma comédia romântica com um bom toque de drama, acompanhando a história de cinco garotas descobrindo o turbulento caminho da vida adulta.


Anime: Araburu Kisetsu no Otome-domo yo. (Araburu, Maidens of The Savage Season)
Gênero: Comédia, Drama, Escola, Romance, Shounen
Situação: Completo (12/12)
Sinopse: As meninas de um clube de literatura do ensino médio fazem uma brincadeira para se conhecerem: respondendo à pergunta: "O que você quer fazer antes de morrer?" Uma das garotas diz: "Sexo". Mal sabem elas, mas o turbilhão desencadeado por essa palavra levará cada uma dessas meninas, com diferentes origens e personalidades, em seus próprios caminhos desajeitados, engraçados, dolorosos e emocionais em direção à idade adulta.



    À primeira vista, Araburu pode parecer com muitas coisas. Primeiro de tudo, sem dúvida, com um anime ecchi, já que meio que ele aborda o tema de sexo bastante rápido dentro da trama. Segundo, com uma comédia romântica clichê que já vimos trocentas vezes. E terceiro, com um shoujo e seu ritmo lento e cheio de acontecimentos que nunca chegam. Não tenho nem como descrever a minha surpresa ao descobrir que Araburu não se encaixa com nada disso.

    Araburu conta a história dessas cinco colegiais do clube de literatura que, depois de ouvir um certo termo, passam a sofrer mudanças drásticas no seu dia-a-dia e passam a ver coisas que, antes disso, não percebiam que estavam ali. Apesar de "adolescência" ser um tema bastante recorrente e comum nesse meio de animes (principalmente em slice of life), o grande ponto de Araburu é COMO ele aborda esse tema e cada um de seus romances, cheios de sentimentos confusos e, algumas vezes, polêmicos.

    Com personagens bastante humanos, o anime consegue, ao longo de cada episódio, puxar o espectador de um sentimento para outro, de forma que você certamente nunca termina um episódio da mesma maneira que começa. O aspecto de "mudança" é frequente tanto na interação dos personagens, que crescem e vão aos poucos mudando suas atitudes à medida que começam a compreender melhor sobre si mesmos, quanto na própria ambientação de cada cena, criando uma incrível montanha russa de sentimentos e reviravoltas.

    Além disso, sem a menor dúvida, Araburu acaba por fugir dos clichês sem perder o sentimento de realização. Perdi a conta de quantas vezes tive minhas expectativas destruídas diante dos meus olhos para ver uma situação mais interessante do que eu esperava. Araburu surpreende, mas sempre de uma maneira crível, sem perder em momento algum o senso de realismo que a trama faz tanta questão de prezar.

    Infelizmente, nem tudo são flores. O tempo curto impede que todas as personagens tenham o desenvolvimento e a atenção que precisavam dentro da história, ficando claramente em segundo plano. E a finalização, também, acaba por não ter um clímax digno do resto do anime, resolvendo alguns conflitos de maneira bastante trivial e desapontante.

    Apesar disso, a experiência de Araburu continua sendo excepcional, com uma animação muito bem medida e uma trilha sonora bastante agradável. Ainda que acabe tendo alguns pontos negativos, acredito que seja impossível desconsiderar todo o caminho incrível que este anime monta. Seus temas controversos, seus romances e os momentos de raiva, felicidade, desgosto, riso, surpresa. Tudo que cria um anime que certamente eu não vou esquecer e definitivamente vou sentir falta. Não é perfeito, mas é algo que eu gostaria muito de ver mais.

    Araburu foi a minha grande surpresa da temporada. O anime que eu não esperava nada e que acabei ansiando mais e mais por cada episódio. Sempre digo que fico feliz quando algo me surpreende de verdade, e este foi um dos casos. Se vocês gostam de romance, um pouco de drama, é um anime que vale a pena assistir, para rir e passar raiva à vontade. Afinal, se machucar faz parte do amor, então machuquem-se, ferozes donzelas.


Shiaku-san

Um comentário:

  1. Top, vai fazer uma review de 100-man? Creio ter sido uma das obras mais impressionantes nesta season final de 2020. Um grande abraço.

    Coco.

    ResponderExcluir