19 maio, 2016

Haikyuu [Completo]

Yo minna!
Levantem as redes, encham as bolas pois hoje falaremos de vôlei!


Anime: Haikyuu!!
Gênero: Comédia, Drama, Escolar, Esportes, Shounen
Situação: Completo (25/25)
Sinopse: Hinata Shoyo, ao ver uma partida de voleibol, fica inspirado com o “Pequeno Gigante”, um habilidoso jogador de vôlei, então decide juntar-se ao clube de vôlei de sua escola, porém, ele é o único membro do clube. Após 3 anos ele finalmente completa o time e ruma para a disputa do Torneio de Primavera. No entanto, seu time acaba sendo brutalmente derrotado pelo "Rei da Quadra", Kageyama Tobio. Shoyo promete então superar Kageyama, e ao entrar para a escola secundária de Karasuno e se juntar ao time, surpreende-se ao ver que Kageyama agora é seu colega de equipe. Por causa de sua baixa estatura, Hinata sofre para encontrar seu lugar no time, mesmo com seu excelente salto. Enquanto isso, da mesma forma, Kageyama luta com seus problemas para trabalhar em equipe. E apenas trabalhando junto os dois conseguirão se superar.


Devo comentar que é bem raro eu acompanhar algum anime de esportes, sendo este o primeiro que eu assisti desde Prince of Tennis, se me lembro bem. Porque? Eu geralmente não gosto tanto do gênero de esporte em animes pelo estilo de slice of life extremamente focado nos personagens (o que tende a fazer a trama ter um ritmo um pouco lento e não focar tanto na prática do esporte em si, tendo apenas os elementos básicos e um extra para suportar as "habilidades especiais") e, sem dúvida, pelo ENORME exagero quando se fala do esporte (afinal, campos de futebol infinitos, bolas pegando fogo, "habilidades especiais"). Animes de esporte tendem a ter estes elementos, então se não gostam desse tipo de coisa, talvez seja melhor parar por aqui. Porém, eu pensei duas vezes quando vi este anime. Não pelo anime em si, mas pelo fato de eu ter praticado vôlei por vários anos. Confesso que fiquei curioso para assistir algo desse tipo e, bem, não fiquei desapontado. Sim, o anime tem os mesmos elementos que todos os animes de esporte, o que normalmente não gosto, mas não deixa de ser interessante em momento algum. Os personagens são bastante carismáticos, e acompanhar o crescimento de cada um deles dentro do time é instigante. Claro que isso envolve uma boa pitada de drama e certas coisas são exageradas demais, mas é por um bom motivo. Cada um dos personagens tem uma individualidade muito boa e motivações bem claras. Sem dúvida, é um anime que se vende nos personagens. A animação é decente, com uma arte razoavelmente boa para acompanhar. A trilha sonora não é ruim, mas eu sinto nela aquela mesmice do gênero, de modo que ela poderia ser aplicada em qualquer um dos animes do gênero sem qualquer mudança (o que me faz não gostar tanto dela sozinha), mas ela se encaixa muito bem com o anime. A trama, de certa forma, é bem previsível, mas é bastante instigante e faz seu papel em trazer pros personagens o espaço para crescerem. No geral, é um anime muito bom. Por mais que tenha lá seus exageros (como o corte sem olhar e coisas do tipo), é um anime que me deixou bastante interessado (e ainda deixa, pois mesmo após a segunda temporada, continua bem forte e tem promessa de terceira temporada). E se, mesmo com o meu claro preconceito e desinteresse com o gênero de esporte, eu ainda gosto tanto deste anime, creio que ele mereça pelo menos uma olhada, não é verdade? Assistam!



Shiaku-san

Nenhum comentário:

Postar um comentário