08 maio, 2015

School Days [Completo]

Yo minna!
E hoje falaremos de uma lenda. De um dos animes mais conhecidos. De um dos finais mais traumáticos. Falaremos enfim de School Days.


Anime: School Days
Gênero: Drama, Romance, Escolar, Harém, Seinen
Situação: Completo (12/12)
Sinopse: Makoto Itou é um estudante do ensino médio que admira à distância a garota Katsura Kotonoha, que pega o mesmo trem para ir à mesma escola que ele. Ele coloca a foto dela de fundo no celular, mesmo não acreditando na lenda que diz que se ninguém descobrir por três semanas, o amor será correspondido. Já no primeiro dia, a colega curiosa Sekai Saionji descobre a foto e decide ajudá-lo a sair com Kotonoha.Sekai promete ajudá-lo a sair com Kotonoha. Quando finalmente faz os dois ficarem juntos, Sekai começa a mostrar seus proprios sentimentos depois de descobrir que o garoto que Kotonoha gostava era, por coincidência, Makoto.


E aqui estamos. Desde que eu entrei de verdade no meio dos animes, existiram sempre alguns nomes que eram sempre comentados, nada positivamente (alguns com uma pitadinha de ódio), e um deles era School Days. School Days é certamente um dos fantasmas que assombram toda a comunidade de animes e são muito poucos aqueles que nunca ouviram falar de seu notório e traumático final, que fez a série toda ter um ar sombrio e amedrontador. Mas e então? Vamos por partes. A trama do anime aparenta ser bastante simples, sem muitas surpresas (fora algumas garotas se apaixonando pelo personagem principal sem qualquer motivo aparente), mas que no fundo tem uma boa parcela de simbolismo contida nela. O que me deixa um pouco impressionado é como o anime como um todo vai mudando durante a execução da trama. Não apenas os personagens, mas todo o tom do anime muda. O ambiente se torna cada vez mais hostil e tenso e o clima cada vez mais pesado. Algo um tanto difícil de imaginar para um anime que começou com um pouco de comédia (por mais que desse algumas dicas de tempo em tempo). Os personagens não são exatamente muito diferentes do normal, com exceção, claro, ao Sr. Makoto, taxado como um dos personagens de anime mais odiados de todos os tempos (com absoluta toda razão, porque não tem como não odiar esse garoto). Porém, dentro do quesito personagens, é também muito importante lembrar da Kotonoha, a pobre heroína que mantém sua fé no desgraçado do Makoto e tem seu estado psicológico brutalmente alterado após os diversos traumas sofridos durante a história (surpreendentemente, nem tudo é culpa do Makoto). É curioso como que, por mais que a situação fique gradualmente mais tensa e deteriorada, é difícil acreditar que o final seria tão trágico. Quer dizer, era de se esperar uma melhora no final, uma luz no fim do túnel, algo para poder suspirar e dizer "pelo menos isso". De certa forma, foi o que aconteceu. De uma maneira definitivamente traumática e brutal, até mais trágica do que se esperaria. E isso que é mais magnífico sobre o anime. Ele é uma crítica ao gênero do harém e à ideia de um final feliz. Ele deixa bem claro que muitas vezes esses sonhos podem acabar mal. E é com esse choque doentio que ele fecha o anime com chave de ouro. No geral, o anime não é grande coisa. A trilha sonora acompanha bem o anime (abertura e encerramentos são bem fracos) e a animação é quase medíocre (porque tem certos momentos que chega a doer). Mas dentro do gênero psicológico, ele acaba sendo tão rico que não pode ser ignorado. É bastante fácil acabar não gostando do anime por conta do personagem principal, da qualidade no geral ou até mesmo da mensagem que ele passa. Porém, a maestria com a qual ele orquestra todas as cordas é difícil de ignorar. E para aqueles que se sentirem curiosos ou atraídos por essa história deturpada, desejo-lhes boa sorte e bom espetáculo.



Shiaku-san

2 comentários:

  1. Mad Scientist28 setembro, 2015

    magnet:?xt=urn:btih:665e18669bbc0f2031cc565e056bf2de0d17f6fd&dn=Steins%3BGate+Visual+Novel+official+english+translation&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.openbittorrent.com%3A80&tr=udp%3A%2F%2Fopen.demonii.com%3A1337&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.coppersurfer.tk%3A6969&tr=udp%3A%2F%2Fexodus.desync.com%3A6969orra, Shiaku-kun! Poderia, pelo menos, recomendar a Visual Novel para o pessoal se recuperar do trauma, não achas?!

    Olha o torrent aí:

    ResponderExcluir