09 dezembro, 2013

Gatchaman Crowds [Completo]

Yo minna!
Já era hora de escrever um review de Gatchaman, eu sei. Demorei um pouco mas tá aqui! GATCHA!




Anime: Gatchaman Crowds
Gêneros: Aventura, Sci-Fi
Situação: Completo (12/12)
Sinopse: A história se passa no Japão, no começo do verão de 2015. 180,000 pessoas vivem na cidade de Tachikawa, a “segunda metrópole” da área de Tóquio. Entre essas pessoas, existem os “Gatchaman” — guerreiros que lutam em trajes especiais reforçados que recebem poder do “NOTE”, a manifestação de poderes espirituais especiais em seres vivos. Um conselho escoltou um grupo de indivíduos com poderes latentes para proteger a Terra de criminosos alienígenas. Nos anos atuais, o conselho designou guerreiros Gatchaman para lidar com a misteriosa entidade conhecida como “MESS”.


Eu sei que a primeira coisa que se pensa ao passar o olho nesse anime é "Power Rangers Anime". É compreensível, dado que ele é baseado no gênero "Sentai" (que basicamente é Power Rangers e.e). Porém, esta está longe de ser a melhor definição pra este anime. Eu admito que fui bem levado pela preguiça quando olhei esse anime pela primeira vez e nem me dei ao trabalho de assistir nem mesmo a opening. Pois é, no momento em que eu assisti a opening dele foi decisivo. Por mais que ele seja baseado em Sentai, ele propõe uma quebra de conceitos de gênero, de uma forma parecida com Madoka (só que menos traumática ;D). Diferente de Genei wo Takeru Taiyou, ele é MUITO bem sucedido. Não só ele consegue quebrar o conceito, ele propõe visões de mundo e cria um conflito entre elas, e logo em seguida obriga uma cooperação entre coisas que pareciam ser completamente opostas. O mais surpreendente de tudo é que a trama acompanha perfeitamente. A trama não dá uma clareza de caminho, deixando muitas coisas apenas na suposição, mas ainda sim consegue inspirar uma solidez e ser uma base para toda essa discussão indiscutivelmente filosófica. O design dos personagens é bastante curioso, e como não há exatamente uma explicação ou apresentação própria de todos os personagens, ele também inspira a criação de suposições sobre os personagens. Pessoalmente acho que isso foi bem interessante, não me decepcionei em nada, muito pelo contrário. Porém, uma coisa que me deixou um pouco incomodado desde o começo foi a arte do anime. O traço parece um pouco relaxado a princípio e é um tanto diferente. Ainda que depois de alguns episódios é possível perceber que ele se encaixa muito bem no anime, eu resisti um pouco. Se tem algo que com certeza é extraordinário no anime é a trilha sonora. Quando eu disse que foi só preciso assistir a opening pra me dar certeza de que eu precisava assistir, não estava brincando. Não só a música é excelente mas a animação deixa uma sensação de ansiedade um pouco grande (pelo menos em mim e.e). Por mais que eu tenha gostado muito do anime, ele tem sim alguns pontos negativos. Além do bloqueio inicial quanto ao traço, a trama não é finalizada (mas sem problemas, próxima temporada confirmada!) e, especialmente, a atitude da personagem principal torna o entendimento da personagem muito difícil. Ainda que simples, ela consegue ser bastante complexa. Por mim, eu diria que ela é a chave do efeito de surpresa do anime. Ela consegue deixar tudo inesperado, e isso é realmente genial. Mas assim como o traço, inicialmente isso pode parecer um tanto incômodo. Então acaba que este é um anime que vocês precisam continuar a assistir, que gradualmente irá conquistar a todos vocês. Especialmente se vocês gostam do gênero de aventura e sci-fi, com uma boa dose de filosofia, este é um anime que vai fazer valer o tempo de vocês. Ainda que não sejam tão fãs assim, deem uma chance para ele. Eu dei e não me arrependi.
Assistam!



Shiaku-san

Nenhum comentário:

Postar um comentário